Blog

Luthieria: a fantástica arte de esculpir acordes

24/out/2016

Todos somos, em escala maior ou menor, apaixonados por sons. Seja o som da chuva, do mar, dos pássaros, ou da risada de quem a gente gosta, não há no mundo, uma única criatura abençoada com a audição que seja imune ao baque sensorial dos barulhos. Quando essas vibrações se propagam com uma frequência harmoniosa e expressiva então, é impossível não se deixar invadir. A música provoca em nós, seres humanos, diversas emoções. Tão humanos, portanto curiosos, é muito difícil quem não tenha parado, em algum momento da vida, para pensar sobre como são feitos os instrumentos musicais.

A Luthieria é uma arte que engloba a construção e restauração artesanal dos instrumentos de corda. O profissional que exerce a Luthieria é chamado de Luthier, e necessita de um amplo conhecimento em diversas áreas, como a engenharia mecânica e eletrônica, a marcenaria e a pintura. Luthier há mais de quinze anos, Marcelo Valedio abriu sua oficina para a RedeSul de Notícias e mostra o processo de construção dos instrumentos.

“É necessário muito conhecimento para transformar um bloco de madeira em um instrumento de corda. Cada etapa exige tempo e empenho, para que o resultado final agrade o cliente. Cada instrumento é único e personalizado: os detalhes variam de acordo com os gêneros, como blues, rock, etc… Desde a escolha da madeira, até os parafusos e a pintura: tudo é pensado para dar ao músico aquilo que representa seu som”, relata Valedio.

Tudo começa com blocos brutos de madeira.

post1

 

Depois que a madeira é tratada, e o molde definido, ela passa por uma máquina de recorte.

 

post2 post4 post3 post5 post6 post7

 

O braço do instrumento também é feito de acordo com a preferência do cliente. “Há quem prefira o traste maior, outros preferem menor… Cada etapa é personalizada”, completa o Luthier.

post8 post9

 

Depois das etapas de construção do instrumento, se o cliente preferir, é hora da pintura.

post10

 

Fonte: Rede Sul de Notícias: http://www.redesuldenoticias.com.br/noticias/20_07_2015_da_madeira_aos_acordes.htm





Contato

Entre em contato, estamos a sua disposição.